No domingo, teremos o último confronto entre Jurgen Klopp e Pep Guardiola na Premier League. Os dois treinadores são grandes rivais e disputam o título com apenas um ponto de diferença. Quem levará a melhor nessa batalha final entre Klopp e Guardiola?

Pep Guardiola chegou na Premier League em 2016 para começar uma nova era. Logo de cara, ele teve que encarar José Mourinho, do Manchester United, na maior rivalidade do futebol inglês. Mas esse confronto não foi tão emocionante quanto na Espanha, onde sua rivalidade se excedia por vezes.

Quem realmente gerou polémica com Guardiola na Inglaterra foi Klopp, do Liverpool. Os dois protagonizaram uma disputa incrível, que elevou o nível do futebol no país a um patamar inédito. O alemão chegou na Inglaterra um ano antes do catalão e foi sempre uma pedra no seu sapato.

Foram quase oito temporadas de muita emoção. 21 jogos, 70 gols. Eles estão separados por apenas um ponto, com vantagem para o Liverpool, e é justo terminar assim. Foi uma rivalidade linda e intensa, que vai deixar saudades.

E essa disputa está agora chegando ao fim. Amanhã, em Anfield, Klopp e Guardiola se enfrentam pela última vez na Premier League.

A história de Klopp e Guardiola está recheada de  Embates e títulos

Guardiola e o seu City imbatível já acumulam cinco taças da Premier League. Klopp e o Liverpool só conseguiram uma. Mas nenhum outro adversário e nenhum outro técnico deram tanta dor de cabeça e tanto desgosto ao catalão quanto Klopp.

Klopp levou a melhor em oito dos 21 confrontos, enquanto Guardiola só ganhou sete. Quem não se lembra da chuva de gols – três em 19 minutos – que o Liverpool despejou no City em Anfield na Liga dos Campeões de 2018? Três meses antes, eles já tinham feito três em nove minutos para derrotar os rivais por 4 – 3 na liga. Uma revanche memorável depois de levar uma surra de 5 a 0 no Etihad no começo da temporada.

Depois do Adeus, o respeito e a admiração

Klopp não escondeu sua admiração pelo trabalho de Guardiola no futebol. “Ele mudou o jeito de se jogar futebol, tão simples quanto isso”, disse Klopp referindo-se ao estilo Tiki-Taka. Ele destacou a vontade incansável de vencer, dizendo que, mesmo com tantos troféus, Guardiola age como se ainda buscasse o primeiro. “Na minha vida, ele é o treinador mais incrível, sem dúvida”, afirmou Klopp.

Quando perguntado sobre a frustração de perder títulos para o City de Guardiola, Klopp mostrou seu amor pelo futebol e sua resiliência. “Eu conheci 3000 jogadores melhores do que eu [na minha carreira] e ainda assim amei o jogo. Não tenho problema com isso. Nunca me frustrei e isso me fez um treinador melhor para enfrentar esse tipo de equipe.”

Klopp lembrou que tem um “histórico positivo contra Pep” e mostrou sua competência tática, dizendo modestamente: “Eu também sei que sou muito bom no que faço. Mas se você me perguntar sobre o melhor, então ele é o melhor”.

Klopp disse que sua relação com Guardiola é baseada no respeito e que, apesar de não terem muito tempo para uma amizade verdadeira. Eles se aproximaram quando passaram ambos “por um momento difícil”. Os dois perderam as mães durante a pandemia. Guardiola também ligou para Klopp quando o técnico do Liverpool anunciou que saíria no final da temporada. “Ele ligou e conversamos, mas não posso contar o que falamos”, disse Klopp. “Eu sei coisas que vocês adorariam saber!”

São muitos os jogos, as histórias, ou comentários antigos que poderíamos analisar, mas só o momento importa. E o momento é amanhã em Anfield!