Entre craques mundiais e campanhas históricas, Bruxo brilha e transforma o futebol em espetáculo, tornando-se o melhor do mundo naquela temporada.

Criado pela revista francesa France Football, o prêmio Bola de Ouro foi concedido de forma independente entre 1956 e 2009, e voltou a ser assim a partir de 2016, após o fim da parceria com a FIFA. A premiação reconhece os melhores jogadores do mundo na temporada.

Inicialmente, a honraria era conhecida como “Futebolista Europeu do Ano”, já que, entre 1956 e 1994, apenas atletas europeus podiam vencer. A premiação teve uma breve unificação com a FIFA, sendo entregue conjuntamente pela primeira vez em janeiro de 2011. No entanto, esse acordo foi encerrado, e o prêmio voltou a ser administrado exclusivamente pela France Football.

Uma das edições mais memoráveis da história ocorreu em 2005, quando o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, então jogador do Barcelona, foi eleito o melhor jogador do mundo. Ele se tornou o terceiro brasileiro a conquistar a Bola de Ouro (os anteriores foram Ronaldo Nazário e Rivaldo).

O Futebol Brasil vai te contar tudo sobre a Bola de Ouro de 2005, incluindo todos os destaques daquele evento.

Ronaldinho Gaúcho, vencedor da Bola de Ouro 2005. Foto: Foto: AFP PHOTO FRANCK FIFE

Ronaldinho Gaúcho, vencedor da Bola de Ouro 2005. Foto: Foto: AFP PHOTO FRANCK FIFE

Vencedor e disputa

A 50ª edição da Bola de Ouro não trouxe surpresas. A vitória do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, de apenas 25 anos na época, já era amplamente esperada, dado seu desempenho extraordinário com a camisa do Barcelona.

A eleição foi feita com base nos votos de jornalistas esportivos, capitães de seleções nacionais e alguns jogadores, que avaliaram o desempenho dos indicados ao longo da temporada. Ronaldinho somou 225 pontos, 77 a mais que o segundo colocado, Frank Lampard (Chelsea), e 83 a mais que o terceiro, Steven Gerrard (Liverpool).

As atuações individuais do brasileiro pelo clube catalão foram espetaculares. Ele conquistou dois títulos da La Liga, uma Liga dos Campeões, e protagonizou o momento histórico em que foi ovacionado de pé pela torcida do Real Madrid, após uma atuação brilhante em um El Clásico. Pela Seleção Brasileira, o “Bruxo” venceu a Copa das Confederações de 2005.

  • Outros brasileiros também participaram da disputa em 2005:

  • Adriano (Inter de Milão), ficou em 7º lugar,

  • Kaká (Milan), em 9º,

  • Juninho Pernambucano (Lyon), em 12º.

Top-10 da Bola de Ouro 2005

  1. Ronaldinho (Barcelona) – 225 pts

  2. Frank Lampard (Chelsea) – 148 pts

  3. Steven Gerrard (Liverpool) – 142 pts

  4. Thierry Henry (Arsenal) – 41 pts

  5. Andriy Shevchenko (Milan) – 33 pts

  6. Paolo Maldini (Milan) – 23 pts

  7. Zlatan Ibrahimović (Juventus) – 21 pts

  8. Adriano (Inter de Milão) – 20 pts

  9. Kaká (Milan) – 19 pts

  10. Samuel Eto’o (Barcelona) – 18 pts

Outras premiações

Naquela época, a Bola de Ouro premiava apenas o Melhor Jogador do Mundo, não havendo categorias para melhor técnico, atletas femininas ou jogadores jovens. Essas outras categorias só foram implementadas posteriormente, a partir de 2018. São elas:

  • Melhor Jogadora do Mundo (criada em 2018)

  • Prêmio Yashin, para melhor goleiro (criado em 2019)

  • Prêmio Kopa, para melhor jogador jovem (criado em 2018)

  • Clubes ou técnicos premiados, reconhecidos por outras entidades como FIFA ou UEFA, mas não pela France Football naquela época.