Bola de Ouro 2005
Bola de Ouro 2005: Quem venceu o maior prêmio do futebol

Entre craques mundiais e campanhas históricas, Bruxo brilha e transforma o futebol em espetáculo, tornando-se o melhor do mundo naquela temporada.
Criado pela revista francesa France Football, o prêmio Bola de Ouro foi concedido de forma independente entre 1956 e 2009, e voltou a ser assim a partir de 2016, após o fim da parceria com a FIFA. A premiação reconhece os melhores jogadores do mundo na temporada.
Inicialmente, a honraria era conhecida como “Futebolista Europeu do Ano”, já que, entre 1956 e 1994, apenas atletas europeus podiam vencer. A premiação teve uma breve unificação com a FIFA, sendo entregue conjuntamente pela primeira vez em janeiro de 2011. No entanto, esse acordo foi encerrado, e o prêmio voltou a ser administrado exclusivamente pela France Football.
Uma das edições mais memoráveis da história ocorreu em 2005, quando o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, então jogador do Barcelona, foi eleito o melhor jogador do mundo. Ele se tornou o terceiro brasileiro a conquistar a Bola de Ouro (os anteriores foram Ronaldo Nazário e Rivaldo).
O Futebol Brasil vai te contar tudo sobre a Bola de Ouro de 2005, incluindo todos os destaques daquele evento.

Vencedor e disputa
A 50ª edição da Bola de Ouro não trouxe surpresas. A vitória do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, de apenas 25 anos na época, já era amplamente esperada, dado seu desempenho extraordinário com a camisa do Barcelona.
A eleição foi feita com base nos votos de jornalistas esportivos, capitães de seleções nacionais e alguns jogadores, que avaliaram o desempenho dos indicados ao longo da temporada. Ronaldinho somou 225 pontos, 77 a mais que o segundo colocado, Frank Lampard (Chelsea), e 83 a mais que o terceiro, Steven Gerrard (Liverpool).
As atuações individuais do brasileiro pelo clube catalão foram espetaculares. Ele conquistou dois títulos da La Liga, uma Liga dos Campeões, e protagonizou o momento histórico em que foi ovacionado de pé pela torcida do Real Madrid, após uma atuação brilhante em um El Clásico. Pela Seleção Brasileira, o “Bruxo” venceu a Copa das Confederações de 2005.
Outros brasileiros também participaram da disputa em 2005:
Adriano (Inter de Milão), ficou em 7º lugar,
Kaká (Milan), em 9º,
Juninho Pernambucano (Lyon), em 12º.
Top-10 da Bola de Ouro 2005
Ronaldinho (Barcelona) – 225 pts
Frank Lampard (Chelsea) – 148 pts
Steven Gerrard (Liverpool) – 142 pts
Thierry Henry (Arsenal) – 41 pts
Andriy Shevchenko (Milan) – 33 pts
Paolo Maldini (Milan) – 23 pts
Zlatan Ibrahimović (Juventus) – 21 pts
Adriano (Inter de Milão) – 20 pts
Kaká (Milan) – 19 pts
Samuel Eto’o (Barcelona) – 18 pts
Outras premiações
Naquela época, a Bola de Ouro premiava apenas o Melhor Jogador do Mundo, não havendo categorias para melhor técnico, atletas femininas ou jogadores jovens. Essas outras categorias só foram implementadas posteriormente, a partir de 2018. São elas:
Melhor Jogadora do Mundo (criada em 2018)
Prêmio Yashin, para melhor goleiro (criado em 2019)
Prêmio Kopa, para melhor jogador jovem (criado em 2018)
Clubes ou técnicos premiados, reconhecidos por outras entidades como FIFA ou UEFA, mas não pela France Football naquela época.


Brasil
Japão
vs 








Argentina
Mexico
Colombia








)


)
)











