Eliminatórias da Copa
Brasil não suporta altitude e perde para a Bolívia, que garante vaga na repescagem para a Copa do Mundo de 2026; veja como foi o jogo

Time de Carlo Ancelotti não conseguiu jogar bem, viu adversário dominar as ações e terminou sua participação nas Eliminatórias em 5º.
Na noite desta terça-feira (09/09), a Seleção Brasileira visitou a Bolívia pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo 2026. A bola rolou no Estádio Municipal El Alto e graças ao VAR, a equipe mandante terá a chance de ir para a repescagem.
Los Tiahuanacos venceram a equipe comandada por Carlo Ancelotti por 1 a 0, gol de Miguelito.
O resultado não fez diferença para o Brasil, visto que a equipe apenas cumpria tabela. Já a Seleção Boliviana garantiu a vaga na repescagem e permanece com o sonho da Copa vivo.
Resumo da partida
Os 4.100 metros de altitude em El Alto atrapalharam o primeiro tempo do Brasil, fazendo com que os bolivianos tomassem conta das ações. A equipe mandante se lançou para o ataque logo nos minutos iniciais com chutes de fora da área.
Aos 6 minutos, Haquín arriscou de longe e mandou uma bomba em direção ao gol, mas o goleiro Alisson conseguiu se esticar e fazer a defesa. Cinco minutos depois, foi a vez de Miguelito arriscar ao bater uma falta, mas a bola balançou as redes pelo lado de fora, seguindo em um empate sem gols.
Com uma equipe alternativa, o Brasil trocava passes no meio de campo, porém cometiam muitos erros e facilmente perdiam a bola para os adversários, que saiam em velocidade nos contra-ataques. Miguelito estava avassalador no ataque da Bolívia, ultrapassando com facilidade a defesa brasileira, porém pecando na hora da finalização.
Podemos dizer que o melhor jogador do Brasil na etapa inicial foi o goleiro Alisson, que salvou a equipe em várias oportunidades, porém não conseguiu prever o lance que seria crucial aos 45 minutos. Durante uma tentativa de ataque da Bolívia, o volante Bruno Guimarães derrubou o lateral Roberto na área e após a revisão do VAR, um pênalti foi marcado. Na cobrança, Miguelito conseguiu superar Alisson, que caiu para o canto certo, mas não fez a defesa, 1 a 0, placar que as equipes foram para o intervalo.
O segundo tempo permaneceu do mesmo jeito, com o Brasil tendo dificuldades de ficar com a bola e vendo a Bolívia tomar todas as ações ofensivas do jogo. Contudo, Ancelotti queria evitar sua primeira derrota no comando do time canarinho e decidiu fazer algumas mudanças ofensivas. Estêvão e João Pedro azucrinaram a defesa adversária, porém sem conseguir acertar a última bola para empatar o jogo.
A etapa final ainda foi palco de duas grandes chances bolivianas, com Miguelito e Algarañaz, porém o goleiro Alisson estava ligado na partida, porém não evitou a derrota do Brasil por 1 a 0. Quando o árbitro apitou pela última vez, os bolivianos se emocionaram e festejaram a vaga na repescagem, mantendo o sonho da Copa do Mundo vivo.
Próximos jogos
O Brasil volta a campo apenas em outubro, quando irá fazer um pequeno tour na Ásia. O time de Ancelotti enfrentará a Coreia do Sul, no dia 10 e depois o Japão, no dia 14.