Post do atacante foi apagado após cobrança interna. O Tricolor paulista emitiu nota condenando a postagem e também protestou contra a arbitragem

Autor de um dos gols da vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, no domingo (05/10), pela 27ª rodada do Brasileirão Série A 2025, o atacante Vitor Roque foi repreendido pelo clube após fazer uma publicação de teor homofóbico nas redes sociais.

A postagem, feita no Instagram, trazia a imagem de um tigre mordendo o pescoço de um veado – uma alusão considerada ofensiva e direcionada ao rival. O jogador, conhecido como “Tigre”, apagou o conteúdo logo depois da repercussão negativa.

Leia também: Palmeiras ultrapassa Flamengo e lidera durante Data Fifa na classificação da Série A 2025

De acordo com apuração da ESPN, os dirigentes do Verdão conversaram com o atacante e o advertiram, afirmando que “postagens como essas não cabem mais no futebol”. O São Paulo também se manifestou oficialmente sobre o caso, em nota enviada à ESPN.

“O São Paulo Futebol Clube repudia qualquer tipo de manifestação que possa gerar violência, como essa infeliz postagem.” O episódio ocorre em meio à forte rivalidade entre os clubes e após uma partida marcada por reclamações de arbitragem por parte do Tricolor.

Polêmica com arbitragem em São Paulo x Palmeiras

Logo após o clássico, o presidente são-paulino Julio Casares entrou em contato com Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para reclamar da atuação de Ramon Abatti Abel e de Ilbert Estevam da Silva no árbitro de vídeo (VAR).

O presidente da CBF reconheceu que o Tricolor Paulista “tem razão em reclamar”, embora não tenha especificado quais lances. Na súmula oficial, o árbitro registrou ofensas de dirigentes tricolores, Carlos Belmonte e Rui Costa, depois o apito final do duelo.

Próximos jogos do São Paulo:

  • 16/10 – 19h (de Brasília) – Grêmio (Brasileirão)

  • 19/10, 16h (de Brasília) – Mirassol (Brasileirão)

  • 25/10, 16h (de Brasília) – Bahia (Brasileirão)

Próximos jogos do Palmeiras:

  • 11/10 – 19h (de Brasília) – Juventude (Brasileirão).

  • 15/10 – 19h (de Brasília) – Red Bull Bragantino (Brasileirão).

  • 19/10 – 18h30 (de Brasília) – Flamengo (Brasileirão).

Veja a nota do São Paulo na íntegra:

O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro.

Os erros cometidos em lances capitais tiveram influência direta no resultado do jogo e representam um grave prejuízo esportivo ao São Paulo FC. O mais escandaloso equívoco foi a não marcação de um pênalti claro em Gonzalo Tapia, quando o time são-paulino já vencia o jogo por 2 a 0. Mesmo diante da evidência do lance, o árbitro de campo ignorou a infração, e o VAR, que deveria corrigir o erro, optou por se omitir, causando perplexidade a todos que acompanharam a partida.

Pouco tempo depois, o São Paulo também foi prejudicado por outra falta clara em Gonzalo Tapia em jogada que originou um gol do adversário — novamente sem qualquer intervenção da equipe de arbitragem.Outros lances também passaram impunes: Gustavo Gómez atingiu Gonzalo Tapia com uma cotovelada e um pisão, em jogadas distintas, além do carrinho desproporcional de Raphael Veiga em Enzo, por trás, e da solada com o pé alto de Andreas Pereira em Marcos Antonio — passíveis de cartão vermelho, mas também ignorados pelo árbitro e pelo VAR.

O São Paulo Futebol Clube exige que a Comissão de Arbitragem da CBF adote medidas imediatas diante de mais uma atuação desastrosa da equipe de arbitragem, que compromete a credibilidade da competição e o trabalho realizado por jogadores, comissão técnica e diretoria.