História da Baixada Santista
Escudo do Santos: Evolução do símbolo do peixe ao longo dos anos

História feita de listras, conquistas e gerações apaixonadas, marca do clube tornou-se inalterável
Simbolizando a identidade, história e união de um clube, o escudo remete à fundação, região, conquistas e ideias da agremiação, além de ser o fator principal para a conexão dos torcedores, adicionando o amor por vestir o manto.
Representando o espírito de luta e a sua conexão com as raízes, o escudo do Santos é conhecido mundialmente, principalmente por ser a casa que revelou grandes nomes da história do futebol mundial como Pelé e Neymar.
O Futebol Brasil vai te contar a história e evolução do escudo do Peixe, orgulho do torcedor da Baixada Santista e um dos maiores clubes do país.
História
Fundado em 1912, o Santos Futebol Clube teve sua identidade visual definido desde o início, porém ao longo dos anos sofreu algumas modificações até chegar no escudo atual.
Inicialmente, o clube utilizava as cores azul, branco e dourado, sendo bem simples: um círculo com as iniciais “S.F.C.”. Pouco tempo depois, o emblema sofreu uma leve mudança, ganhando o formato de um globo terrestre, o que representava o espírito universal do futebol. Contudo, este modelo ficou apenas na história, já que ele nunca chegou a ser utilizado oficialmente nas camisas de jogos.
Quando chegou em 1915, o Peixe decidiu fazer uma nova mudança e utilizar uma alcunha para competir no Campeonato Santista do ano. Temporariamente, tornou-se União Futebol Clube, precisando alterar o escudo. É importante ressaltar que o formato era outro, com o fundo totalmente preto e apenas uma faixa branca escrita “U.F.C”.
A virada total ocorreu dez anos depois, em 1925, quando surgiu o formato que permanece até hoje e tornou-se orgulho dos seus torcedores. Com linhas laterais curvas, listras verticais pretas e brancas e as letras “S.F.C.” no centro. As cores preto e branco substituíram definitivamente as antigas tonalidades e passaram a representar o espírito alvinegro do time. Este novo modelo de escudo foi incorporado à tradição do Peixe, que segundo o estatuto, tornou-se “inalterável”, explicando a sua permanência praticamente intacta por um século, desde sua criação.
Durante a década de 1960, o escudo foi ganhando novos elementos de enfeite, como as duas estrelas douradas acima da insígnia, adicionadas para eternizar as conquistas dos mundiais de 1962 e 1963, época em que o Santos de Pelé dominava os campos do planeta. Em 2022, com a morte do “Rei do Futebol”, o clube decidiu mexer novamente e acrescentou uma estrela em sua homenagem.

Peixe no escudo?
Embora o apelido seja famoso não apenas entre os torcedores do clube, mas como em todo o país, sendo um traço marcante da identidade do Santos, o animal nunca esteve ligado diretamente no escudo. O termo surgiu por conta da cidade litorânea de Santos, tornando-se uma forte referência, além da habilidade dos jogadores de “nadarem” em campo.
Alguns anos depois, a Baleia tornou-se o mascote oficial da agremiação, porém a marca manteve-se no seu formato tradicional, com as listras e as iniciais “S.F.C”, além dos enfeites de luxo.
Mesmo com pequenas adaptações, o escudo do Santos segue simbolizando o respeito e a tradição do clube, representando a essência de quem nasceu no litoral, mas que fez história ao conquistar o mundo.


Santos
Fortaleza








Argentina
Mexico
Colombia








)


)
)











