O governador Ibaneis Rocha enviou carta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para colocar o estádio Mané Garrincha à disposição da Conmebol

Em meio à tensão política e ao estado de emergência em Lima, no Peru, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou uma carta à CBF oferecendo Brasília como alternativa para sediar a final da Libertadores 2025, marcada para 29 de novembro.

No documento, endereçado a Samir Xaud, presidente da entidade, Ibaneis colocou o Estádio Nacional Mané Garrincha, com capacidade para 72.851 torcedores, à disposição da Conmebol, caso o Peru não possa garantir condições adequadas de segurança para o evento.

Documento enviado pelo Governo do Distrito Federal à CBF sobre a Libertadores - Foto: Reprodução

Documento enviado pelo Governo do Distrito Federal à CBF sobre a Libertadores - Foto: Reprodução

Na carta, o político citou a qualidade do gramado da arena, o apoio das forças de segurança pública e também a infraestrutura urbana e hoteleira que, na visão dele,, capaz de receber um evento de grande porte internacional.

Estado de emergência em Lima preocupa Conmebol

A decisão da Conmebol de realizar a final em Lima vem sendo questionada após a crise política. O governo local decretou estado de emergência por 30 dias na capital e na província de Callao, permitindo que as Forças Armadas atuem junto à Polícia Nacional.

Leia também:

A medida, segundo o governo peruano, busca conter a escalada da criminalidade e das manifestações. O país enfrenta mais um capítulo de sua crise institucional após o Congresso destituir a presidente Dina Boluarte, no último dia 10, por “incapacidade moral”.

Conmebol ainda não se pronunciou oficialmente

Até o momento, a Conmebol não se manifestou sobre o pedido do Governo do Distrito Federal e mantém oficialmente a final da competição internacional, mas a situação tem gerado preocupação entre clubes, torcedores e autoridades.

Caso a mudança seja avaliada, o Mané Garrincha desponta como opção viável, tanto pela capacidade quanto pela logística, já que Brasília já sediou grandes eventos esportivos, incluindo partidas da Copa do Mundo de 2014 e Copa América de 2019.