Punição
CBF afasta árbitros de São Paulo x Palmeiras e RB Bragantino x Grêmio após polêmicas na Série A 2025

Entidade confirma que Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, além do VAR dos dois jogos, passarão por "treinamento e avaliação interna"
Após por fortes críticas à arbitragem, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o afastamento dos árbitros de São Paulo x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Grêmio, válidos pela 27ª rodada da Série A 2025.
Leia também: CBF revoluciona o futebol brasileiro com novo calendário a partir de 2026
Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, que trabalharam no clássico paulista, além de Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, responsáveis em Bragança Paulista, serão submetidos a um processo de aprimoramento e avaliação interna.
Clássico no Morumbis teve reclamações do São Paulo
No Choque-Rei entre São Paulo e Palmeiras, realizado no Morumbis, o Tricolor Paulista reclamou de dois lances cruciais: um pênalti não marcado e a falta de expulsão de Andreas Pereira, quando o placar ainda era de 2 a 0 para o time da casa.
A diretoria são-paulina argumenta que, caso as decisões tivessem sido diferentes, a equipe poderia ter ampliado a vantagem e jogado com um homem a mais. O Palmeiras acabou virando o placar e vencendo por 3 a 2, o que gerou revolta nos bastidores.
Grêmio também protesta de pênalti e expulsão
No sábado (04/10), o Grêmio se sentiu prejudicado na derrota para o Red Bull Bragantino. O time gaúcho questiona o pênalti marcado nos acréscimos e a expulsão de um jogador no fim da partida. O clube protocolou um pedido formal à CBF.
Nota oficial da CBF
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades”, diz o comunicado da entidade.