Seleta lista de representantes do Brasil na conquista da principal competição continental tem aumentando anualmente; confira os nomes

A Liga dos Campeões é o maior palco do futebol europeu e nos maiores palcos têm de andar os maiores jogadores, aqueles que fazem os torcedores irem ao estádio e valem cada centavo do bilhete.

Os brasileiros fazem parte desse lote de estrelas que merecem o protagonismo e a história dos jogadores representantes do “País do Futebol” na Champions League está recheada de grandes nomes.

No total, são 58 diferentes jogadores brasileiros que ganharam a Champions e nenhum outro país fora da Europa teve tanto impacto na competição. O talento canarinho marcou geração atrás de geração no velho continente e hoje a Futebol Brasil te ajudará a conhecer quem foram os craques que venceram a principal competição europeia.

Primeiros brasileiros campeões da Champions League

Entre as décadas de 1950 e 1980, o talento brasileiro começou a ser exportado para a Europa. O estilo característico, com mestria no controlo da bola, e uma técnica bem diferente daquilo a que os europeus estavam habituados.

Nas décadas de 1950 e 1960, nomes como Canário e Didi, pelo Real Madrid, brilharam na Champions, juntamente a Jair da Costa, pelo Inter de Milão, e Dino Sani, pelo AC Milan e foram os primeiros brasileiros campeões do torneio.

Foi nesta altura que se deu o início da internacionalização dos jogadores brasileiros na Europa e que se começou a conhecer o estilo característico dos atletas fora das Copas do Mundo.

A história dos brasileiros na Europa seguiu na década de 1980, marcada pela histórica conquista do FC Porto. Os dragões portugueses tinham Celso, Elói, Juary e Casagrande, influentes na vitória na Liga dos Campeões, no seu elenco.

A estratégia portista em integrar estes futebolistas na equipe foi como o símbolo da expansão brasileira no futebol europeu e português, cimentando o país como um dos mais presentes no desporto luso.

Foi com estes nomes, muitas vezes esquecidos mas não menos importantes, que se deu o “boom” de brasileiros para o futebol europeu nos anos 1990 e 2000. O futebol do velho continente percebeu o quão especial era o talento canarinho e como poderia ser útil.

O domínio brasileiro na Champions nos anos 1990 e 2000

Só há um país possível de dominar outro continente: Brasil. Os anos 1990 e 2000 marcaram a fase de ouro dos brasileiros na Europa, com grandes nomes da história do futebol e alguns dos melhores jogadores de sempre a brilharem na Champions League.

O brasileiro, aqui, já era visto pelo europeu como imprescindível e uma mais-valia para os clubes. Tanto assim foi que houve vários nomes a serem essenciais nas conquistas da Champions League por parte de vários emblemas.

Roberto Carlos, Sávio e Júlio César foram os brasileiros do Real Madrid que conquistaram a prova milionária naquelas décadas e que foram importantes para as vitórias. Sobretudo o lateral esquerdo, cimentando-se como um dos melhores da posição.

O AC Milan venceu duas Champions na altura e contava com grandes estrelas, ao nível de seleção. Os brasileiros no time italiano passaram por Dida, Roque Júnior, Serginho, Rivaldo, Cafú, Ricardo Oliveira e, claro, Kaká.

Este último foi dos melhores da sua geração e conquistou uma Bola de Ouro ao serviço do clube italiano, mostrando o impacto do jogador brasileiro no futebol europeu.

Mas não esquecer os brasileiros do Barcelona, que entre 2005 e 2011 conquistou três Ligas dos Campeões. Antes de Messi houve Ronaldinho, Sylvinho, Emílson e Belletti, nomes que abriram espaço para, posteriormente, Daniel Alves, Maxwell e Adriano brilharem.

O Inter de Milão, de José Mourinho, uma equipe típica italiana, aproveitou o talento brasileiro para dar cor ao estilo conservador do treinador português. Júlio César, Maicon e Lúcio foram absolutamente preponderantes na vitória da Champions em 2010.

Brasileiros campeões recentes da Champions

De 2011 até ao presente, a Liga dos Campeões é marcada pelo Real Madrid. O clube espanhol levantou o troféu por seis vezes, sempre com brasileiros em destaque no plantel.

Liderados por Cristiano Ronaldo, atletas como Marcelo, Casemiro e Danilo protagonizaram conquistas impressionantes, sobretudo naquele período entre 2015 e 2018, com três vitórias da Champions consecutivas para o Real Madrid.

Mais recentemente, Militão, Vini Jr e Rodrygo continuam a espalhar o talento e irreverência brasileira nos maiores palcos da Europa e a serem figuras-chave no clube, seja quem for o treinador.

Aliás, quando Vini Jr foi campeão da Champions League em 2024, terminou no segundo lugar da Bola de Ouro.

O Barcelona, eterno rival dos “blancos”, conquistou a Liga dos Campeões em 2015, com óbvio destaque para Messi e Suárez, na companhia de Neymar, talvez na melhor versão que já vimos dele. No plantel ainda havia Dani Alves, Douglas, Adriano e Rafinha.

Menção importante é também o Bayern Munique de Rafinha, Dante e Luiz Gustavo, em 2013, bem como o Liverpool, de 2019, com Alisson, Fabinho e Firmino.

Clubes com mais brasileiros campeões da Champions League

Há vários clubes que continham muitos brasileiros nos plantéis quando conquistaram a Champions League, o que mostra bem a importância que os europeus davam – e ainda dão – ao jogador brasileiro.

O Real Madrid é o clube com europeu com mais jogadores brasileiros campeões da Champions League, com 12: Canário, Didi, Vini Jr, Militão, Rodrygo, Roberto Carlos, Sávio, Júlio César, Flávio Conceição, Marcelo, Casemiro e Danilo.

Segue-se o Barcelona, com 10 brasileiros campeões da Liga dos Campeões. Na lista figuram os nomes de Ronaldinho, Sylvinho, Edmilson, Belletti, Dani Alves, Maxwell, Adriano, Douglas, Rafinha e Neymar.

O AC Milan fecha o top-3 com Dino Sani, Dida, Cafú, Serginho, Roque Júnior, Rivaldo, Kaká e Ricardo Oliveira.

Impacto cultural

O sucesso brasileiro na Liga dos Campeões vai muito além da quantidade de jogadores que venceram a maior prova europeia de clubes. É símbolo da representatividade, da irreverência e da mistura entre talento, alegria e disciplina.

A filosofia do “jogo bonito” foi exportada pelos brasileiros para o maior palco da Europa e com impacto que poucos outros países conseguiram alcançar até aos dias de hoje.

Desde os tempos de Didi até aos dias de Vini Jr, a alma brasileira segue viva e a brilhar na Champions League.

FAQS

  • Quantos brasileiros já foram campeões da Champions League? 58 jogadores brasileiros diferentes já venceram a Champions League.

  • Qual clube europeu teve mais brasileiros campeões da Champions? O Real Madrid, com 12 jogadores brasileiros campeões.

  • Quem foi o primeiro brasileiro a ganhar a Champions League? Canário e Didi, em 1958/59, ao serviço do Real Madrid.

  • Quem são os mais recentes brasileiros campeões da Champions League? Éder Militão, Vini Jr e Rodrygo, em 2023/24, pelo Real Madrid.

  • Qual brasileiro mais venceu a Champions League? Marcelo e Casemiro foram os brasileiros que mais venceram a Champions League, com cinco conquistas cada um.

  • Quais clubes tiveram mais brasileiros campeões além do Real Madrid? Barcelona (10), AC Milan (8), FC Porto (7), Chelsea e Liverpool (3) estão entre os clubes que tiveram mais brasileiros campeões da Champions League.