Seleção Brasileira:
Análise da Pré-Lista de Convocados de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou recentemente a pré-lista de convocados do técnico Dorival Júnior para os próximos dois compromissos da Seleção Brasileira na Data FIFA de março. A relação inicial conta com 52 nomes, dos quais apenas 23 jogadores serão escolhidos para a lista final, que será anunciada oficialmente no dia 7 de março. Os jogos estão marcados para os dias 20 de março, contra a Colômbia, em casa, e 25 de março, fora de casa, contra a Argentina. Emoção garantida!
A pré-lista e possíveis convocados para os dois confrontos decisivos.
Goleiros
Os goleiros presentes na pré-lista são:
Bento (Al-Nassr)
A tendência é que Alisson, Ederson e Bento sejam os escolhidos, pois vinham sendo os preferidos de Dorival nas convocações anteriores. Entretanto, o destaque recente de Hugo Souza no Corinthians levanta a questão se ele pode ganhar uma chance, principalmente considerando a fase irregular de Ederson no Manchester City.
Brasil x Argentina: A Rivalidade que Transcende Gerações
Zagueiros
A pré-lista está dividida entre zagueiros destros e canhotos:
Destros:
Canhotos:
A permanência de Danilo é polêmica, já que o jogador, que era lateral-direito, agora é testado como zagueiro. Fabrício Bruno teve um bom momento no início de 2024, mas sua fase atual no Cruzeiro gera dúvidas.
Já a surpresa da vez foi o zagueiro Léo Ortiz do Flamengo que está em um bom momento e tem tido boas atuações.
Na zaga canhota, Murilo e Gabriel Magalhães se destacam como opções mais consistentes. Beraldo, embora promissor, pode perder espaço desta vez.
Laterais
Laterais direitos:
Dodô (Fiorentina)
Vanderson (Monaco)
Laterais esquerdos:
Guilherme Arana (Atlético Mineiro)
O nome de Wesley, pelo que tem jogado no Flamengo, parece garantir sua vaga. Vanderson deve ser uma opção forte, enquanto Dodô aparece como alternativa a longo prazo.
Na lateral esquerda, a continuidade de Alex Sandro e Alex Telles gera dúvidas, visto que são jogadores de ciclos passados. Abner e Guilherme Arana surgem como alternativas para uma renovação na posição.
Do Passado ao Presente: A História dos Uniformes da Seleção Brasileira
Meio-campistas
A lista de meio-campistas conta com opções variadas, divididas entre volantes, meias centrais e ofensivos:
Alisson (São Paulo)
Lucas Moura (São Paulo)
Neymar (Santos)
Jogadores como Gerson, Ederson e Bruno Guimarães são praticamente garantidos. No entanto, a concorrência entre João Gomes, André e Joelinton por uma vaga extra no meio de campo deve ser acirrada.
O nome de Oscar do são Paulo causa polêmica, já que o jogador está longe do seu auge e ainda não apresenta o seu melhor futebol no São Paulo, porém sabemos que Dorival Junior tem uma confiança no jogador.
A inclusão de Neymar na pré-lista também chama atenção, dado que ele está retornando de lesão e ainda não retomou seu ritmo ideal de jogo, porém tem decidido jogos pelo Santos no campeonato paulista.
Brasil nas Olimpíadas de 2016: A Conquista do Sonhado Ouro no Futebol
Atacantes
A pré-lista também apresenta opções interessantes para o setor ofensivo:
Antony – Real Betis (ESP)
Bruno Henrique – Flamengo
Endrick – Real Madrid (ESP)
Estevão – Palmeiras
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
Galeno – Al-Ahli (SAU)
Igor Jesus – Botafogo
Igor Paixão – Feyenoord (HOL)
João Pedro – Brighton (ING)
Luiz Henrique – Zenit (RUS)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Samuel Lino – Atlético de Madrid (ESP)
Savinho – Manchester City (ING)
Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)
Yuri Alberto – Corinthians
A presença de Endrick é um dos pontos altos, pois o jovem atacante do Real Madrid vem se destacando e pode ganhar minutos na seleção. Vinícius Júnior, Rodrygo e Gabriel Martinelli são nomes certos na convocação.
Já a ponta direita talvez seja a posição mais concorrida desta lista, temos Estevão, Luiz Henrique, Savinho, Antony e Raphinha.
Por outro lado, a fase de Gabriel Jesus e Richarlison não é das melhores, o que pode abrir espaço para jogadores como Evanilson e Malcom.
Lista será reduzida para 23!
A pré-lista de 52 nomes divulgada por Dorival Júnior oferece um panorama interessante sobre a atual fase da Seleção Brasileira. O treinador precisará reduzir esse número para 23 jogadores, priorizando aqueles que estão em melhor momento e encaixam melhor em sua filosofia de jogo.
As definições finais serão conhecidas no dia 7 de março, e a expectativa para os jogos contra Colômbia e Argentina é alta. Será que veremos novas caras ganhando espaço na equipe? Resta aguardar para conferir os escolhidos do técnico Dorival Júnior.